FAQ - Sobre Cadernos



FAQ – Cadernos Personalizados



-  Como são os materiais em que os cadernos são confeccionados?

Os cadernos são confeccionados com material de boa qualidade, á fim de ter um acabamento satisfatório.
A impressão das imagens é feita em impressoras á laser profissionais, encontradas somente em gráficas (a qualidade é muito superior [as impressoras caseiras á jato de tinta).
Capa e contracapa são feitas no papel couche 300g. O couche é aquele papel de brilho fosco que normalmente vemos em flyers e cartões de visita, porém a gramatura deste é bem grossa (superior ao couche 230g, no qual a maioria dos cartões de visita são impressos). As folhas coloridas do interior é no sulfite 150g. Sua gramatura é mais alta e se assemelha á espessura da cartolina. O espiral da encadernação é de plástico maleável e resistente. Na opção de encadernação em wire-o o espiral é de ferro. A capa transparente que reveste o caderno é de acetato; um tipo de plástico durinho, que evita que o caderno se estrague com facilidade.


-  Como devo cuidar do caderno?

Os cadernos são feitos com materiais de qualidade, entretanto por não serem capa dura é preciso ter um pouco mais de cuidado no manuseio, para não estragarem. É como um caderno normal, mas com um acabamento melhor (e personalizado). Não jogue, amasse, molhe, mexa incessantemente  e o transporte sem qualquer cuidado. Senão, lógico que o caderno vai ficar “zoado”. A capa de acetato protege bem e, caso a capa fique muito manchada ou coisa do tipo, você pode simplesmente ir em uma copiadora e pedir para encadernar novamente.
O caderno sai de minhas mãos em perfeito estado. Para o envio do correio mando-o em uma caixa, protegido por saquinhos plásticos á fim de ficar mais protegido contra umidade, á fim de garantir que chegue em perfeito estado para você.


-  Por que os cadernos não são em capa dura?

Eu realmente gostaria muito de poder confeccionar os cadernos em capa dura, por serem mais resistentes e padrão de caderno. Porém a confecção de capa dura é um pouco complicada.

A capa dura exige um tratamento diferente para a imagem que será impressa. É necessário que o fundo desta imagem seja alguns centímetros maior que a de uma capa normal, pois é necessário “encapá-la” no papel duro (pegue um caderno normal em capa dura e você notará essa dobra, em que se é passada uma cola). Assim, se você escolher uma imagem onde partes importantes estiverem muito rentes á margem, isso será cortado na hora da dobra.
Nesse caso resta-se duas opções: ou escolher uma imagem que tenha muito fundo para na hora da dobra não cortar partes importantes ou escolher imagens que tenha fundo de uma única cor (preto,branco, etc) porque assim eu posso aumentar esse fundo sem comprometer a imagem central.
A capa dura é muito diferente da capa normal em couche.  Além de ter que ser impressa em um tamanho maior (por exemplo...se o caderno é universitário, preciso imprimir em uma folha com o dobro do tamanho por conta do espaço para a dobra), o seu acabamento é mais demorado e realizado em uma máquina própria. Assim, somente o custo de produção da capa é maior do que o custo do caderno normal inteiro. Ou seja...ficaria bem mais caro.


-  Então não há chance de eu ter um caderno personalizado em capa dura?

Eu ainda estou analisando esta possibilidade. Tento pesquisar bastante o custo/benefício nos locais para que o produto final tenha um valor razoável para ambos lados (tanto do cliente quanto do vendedor). A capa dura tende a ficar mais barata se for feita em grande quantidade, mas a quantidade mínima normalmente éf ica cara demais para o projeto no momento. Porém, persistirei nessa possibilidade e se conseguir, avisarei oficialmente no blog.


-  Por que a diferença de preço se comparado com um caderno comum comprado em lojas e papelarias?


Primeiro,  isso é um produto personalizado. Você escolhe o tema e as imagens. Não é algo que você irá encontrar por aí.
Segundo, o custo de fazer pouca quantidade difere de você fazer muita quantidade. Explicando: o processo de trabalho realizado por uma gráfica rápida (como é no meu caso) é totalmente diferente de uma gráfica de grande porte ou mesmo de uma empresa que confecciona cadernos (por exemplo, a Tilibra). São processos de elaboração diferentes, máquinas totalmente diferentes. Grande tiragem para distribuição  que não pode ser comparada com o custo de algo feito para cunho pessoal e personalizado.
Terceiro, o custo de criação, impressão e acabamento possui um valor, que é diferente de uma empresa que trabalha unicamente com cadernos.

~*

Nenhum comentário:

Confira Também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...